Existe diferença entre Medir e Avaliar!





A fala abaixo é da Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas - o INEP e foi divulgado no dia 15 de setembro deste ano... Fiquei na dúvida se publicaria ou não este pronunciamento aqui, pois só o encontrei hoje.... Mas depois reconsiderados fatos e boatos...Resolvi publicar... 
Cheguei a conclusão que nunca é tarde para publicar uma fala bem colocada. Concordo com o exposto pela Malvina sobre a Avaliação e creio que NUNCA é tarde para lembrarmos e relembrarmos que existem mundos entre a avaliação e as medidas...

Aqui está o pronunciamento publicado pelo site do jornal O Globo. Leiam e tirem suas próprias conclusões...


BRASÍLIA - A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação e responsável pelas avaliações escolares, Malvina Tuttman, criticou a divulgação dos levantamentos em forma de ranking de melhores e piores escolas pelos meios de comunicação. O Inep, ao divulgar os resultados de exames, apenas informa a nota das escolas, sem ranqueá-las.
- Não gosto de ranking porque fortalece algo que não é verdade. Só sei quem foi o primeiro porque leio jornal - disse Malvina Tuttman, durante o Congresso Internacional de Educação, que acontece no Conselho Nacional de Educação.
- O uso de adjetivos para qualificar se uma escola é ruim ou boa não demonstra o reconhecimento de milhões de pessoas, professores, pais e estudantes - completou.
Para Malvina, há diferença entre medir e avaliar. Ela afirmou que ficou emocionada com a indignação de pesquisadores do Inep com a forma de divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta semana.
- Não existe ser humano que possa ser qualificado por uma prova. Imaginem como deve estar um aluno da escola que aparece como a pior? Como ele está se culpando: "contribuí para minha escola ser assim e aparecer no jornal".

Leia mais 



Postar um comentário

2 Comentários

  1. Com essa visão antipática pretendendo bloquear a informação só demonstram as autoridades brasileiras o próprio nível de competência que têm.
    A crise de valores é geral e no mundo todo,mas tentar negar as evidências é um atraso ainda maior!
    Meu abraço acompanhando as suas registrações também daqui distante!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas dicas e artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver como por site no Google

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!