Olá professor, Seja Bem-vindo!


Oi pessoal!

Sei que muitos de vocês já devem ter retornado às aulas. Então,que tal falarmos mais um pouquinho sobre este retorno? 

Isso mesmo, estou falando de você professor. Já reparou como é delicado este momento de retorno?  Ao mesmo tempo que para alguns é momento de festa onde poderão reencontrar colegas já conhecidos, para outros o momento é  de tensão, porque estão ingressando agora na profissão ou porque estarão atuando com uma nova equipe em uma outra escola.  



Diante deste fato verificamos a importância de  maior atenção da comunidade escolar para essas várias ramificações que este convívio nos exige. Afinal, o professor também precisa estar bem para realizar um bom trabalho. 

Podemos observar um pouco deste movimento no artigo professor, seja bem-vindo publicado há alguns dias  no site da revista Nova Escola. O texto explica um pouco sobre essa rotina do retorno, assim como mencionamos acima, mas também destaca algumas Competências necessárias aos professores.

Tais competências,segundo o artigo,  foram extraídas do livro A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica do Sociólogo Philippe Perrenoud e ganham mais força agora no início do ano letivo onde suas exigências acabam dicando mais fortes.

Vejamos as competências destacadas no artigo;

- Saber cooperar  e trabalhar em rede;

- Conhecer a escola como uma comunidade educativa;

- Aprender a se sentir membro efetivo da equipe.

Sim, aparentemente são funções básicas de serem colocadas em prática, porém como o próprio Perrenoud menciona em entrevista à Universidade de Genebra:


  
"Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações"




E agora eu te pergunto? Como mobilizar estes recursos cognitivos em um ambiente onde não há aberturas? Onde o convívio é tensionado? 

Impossível, sabemos que não é, mas com certeza quando a escola abre as portas para as mudanças e para as diferenças de um novo ano letivo as tensões ficam mais leves e essas capacidades passam a ser mais leves e quem sabe, mais fáceis de serem desenvolvidas. 

Mas também não dá para deixar toda a tarefa nas mãos da equipe técnica da escola. É por isso que quando menciono escola, falo sim, da equipe técnica, mas também incluo os professores veteranos e taos professores que estão se achegando. 

Afinal, as tensões começam na forma como enxergamos as novidades a que somos desafiados. Se escolhemos enxergá-las positivamente...

Fica então a dica. 
Boas vindas aos professores e às novidades de um novo ano letivo. 

________________________________________________________________________
Leia também:


Por Vanessa Vieira


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Opa Vanessa,

    Por conta de greve das federais em 2012 ainda estamos terminando o ano letivo de 2012 :-( Mas quando iniciarmos nosso ano letivo de 2013, em março, vou indicar seu ótimo texto aos meus colegas.

    Nossa tarefa de Professores é árdua, por isso temos que caminhar, dentro da escola, tanto quanto possível, juntos.

    Um ótimo ano letivo pra todos nós.

    ResponderExcluir

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!